Chantagem sexual de usuários de sites de sexo sem controle

Quinta, 11 de março 2021

A Internet mudou nossas vidas. Também para os clientes da prostituição . Há alguns anos, para contactar um profissional do prazer não é necessário consultar as páginas de contacto dos jornais (aliás, estes anúncios já não existem) nem tem que ir sim ou sim a um bordel ou a um agência de acompanhantes para ter um encontro sexual . Os diretórios online de anúncios de prostitutas nos permitem acessar um vasto catálogo de anúncios de lumis independentes que podem nos receber em seus apartamentos, ou podem se mudar para quartos por hora, hotéis ou, às vezes, nossas próprias casas. Esses diretórios também possuem uma gama de filtros que permitem que seus usuários localizem de forma rápida e fácil a garota que melhor se adapta a seus gostos.

Na Espanha, existem muitos sites de anúncios de prostituição . Nos últimos anos, alguns deles adquiriram uma popularidade relevante. Poderíamos citar, entre elas, plataformas como Nuevoloquo, Milerótica, Slumi ou Pasion.com. Este último, além de ser muito popular e ter se tornado uma referência no setor devido ao seu amplo leque de categorias de busca (você encontra anúncios de prostitutas, traficantes, transexuais, casais liberais, lésbicas, etc.) bem como é excelente sistema de filtragem, adquiriu especial relevância nos últimos meses por ter servido de isca para um grupo de criminosos especializados em chantagem sexual.

Como funciona a sextorção?

Graças a uma série de denúncias, as Forças e Forças de Segurança do Estado tomaram conhecimento da existência de um grupo de pessoas que, por meio da inserção de anúncios falsos no site de contato sexual Pasion.com , se dedicaram a extorquir dinheiro em todo o mundo .de cerca de 4,00 usuários da referida plataforma utilizando um método muito simples: uma vez que os falsos anúncios de prostitutas fossem publicados em Pasion.com, os criminosos esperavam que os usuários da página entrassem em contato com as meninas anunciadas nos ditos "anúncios de isca" para , Uma vez obtido o número de telefone dos referidos usuários, utilize-os para realizar a sextorção.

As vítimas dessa chantagem sexual podem receber dois tipos de ameaças tanto pelo WhatsApp quanto por telefone. Alguns ficaram intimidados ao ouvir que, se não pagassem o valor reclamado, suas famílias seriam informadas de sua condição de prostitutas. Outros foram fisicamente ameaçados. Às vezes, as duas ameaças eram combinadas.

Uma das principais características do modus operandi desses chantagistas sexuais é que o pagamento da quantia solicitada por suas vítimas não serviu para acabar com a extorsão. Continuou com novos pedidos de dinheiro. Foi por esta razão, sendo apanhados numa espiral de chantagens que parecia não ter fim, que algumas vítimas desta campanha massiva de sextorção decidiram levar a sua situação ao conhecimento das forças policiais.

O facto de estas denúncias específicas terem vindo a ser conhecidas pela sociedade graças ao trabalho de vários portais de notícias espanhóis como ovanaguardia.com, elconfidencial.com, el pais.com, el mundo.es ou heraldo.es, entre outros, o fez mais fácil para outras vítimas de extorsão sexual decidirem, também, relatar seu caso.

Graças a esta torrente de denúncias e às investigações realizadas pela Polícia Nacional e pela Guarda Civil, foi possível tomar conhecimento da existência de vários grupos de chantagistas que, de certa forma, estavam relacionados entre si. As forças policiais descobriram que as chantagens eram realizadas em diferentes partes do país (as primeiras denúncias foram feitas em Teruel e Palência), mas o centro nevrálgico da trama estava em um lugar muito específico: Valência. Era da cidade levantina onde operavam os chantagistas e também era onde moravam as "mulas", ou seja, aquelas pessoas que haviam emprestado seus nomes para figurarem como titulares das contas em que as vítimas de sextorção deviam registrar os valores reclamados . Todas essas pessoas vieram de um mundo de pobreza e viviam em um bairro muito específico de Valência.

Reclamações à Polícia

Outros casos de chantagem sexual na Espanha

Pouco depois de se ter conhecimento da existência dos referidos grupos de extorsionários sexuais, os principais jornais e meios digitais noticiaram o surgimento de um novo caso de chantagem erótica. Nessa ocasião, os criminosos usaram um método de extorsão muito semelhante. Como no caso anterior, esses novos cibercriminosos usaram anúncios falsos de prostitutas postados em um site de namoro como isca.

Assim que a vítima potencial contatou a suposta garota no anúncio, os extorsionários usaram o conhecimento de seu número de telefone para fazer ameaças. Nesse caso, os chantagistas se faziam passar por pistoleiros contratados por cafetões que haviam decidido acertar as contas dos clientes que, supostamente, se dedicavam a irritar suas "garotas". As ameaças feitas pelos criminosos foram acompanhadas, no caso, por imagens de encapuzados armados com armas de fogo. Os chantagistas também fizeram suas vítimas acreditarem que suas famílias estavam sendo vigiadas.

As investigações policiais relacionadas com este caso, que afetou 22 vítimas, possibilitaram, em setembro do ano passado, a detenção de quatro pessoas (duas em Granada, uma em Marbella e mais uma em Valência) por culpados de crime de chantagem sexual. .

GirlsBCN: controle pessoal e qualidade dos anúncios

A publicação de todos esses casos nos mais diversos meios de comunicação alertou os usuários das páginas de anúncios online de prostitutas . Muitos deles agora se perguntam se é seguro navegar por essas páginas e, acima de tudo, entrar em contato com os lumis que anunciam nelas. O fato de mesmo pessoas famosas, como jogadores de futebol ativos ou aposentados, terem sido afetadas pelo caso mencionado de sextorção nos anúncios de uma plataforma tão popular como a Pasion.com, fez com que muitos clientes de prostituição desconfiassem de páginas desse estilo.

Sem dúvida, notícias como as discutidas neste texto não estão fazendo nenhum favor ao setor. Embora, certamente, devam ser considerados mais uma exceção do que uma regra. Afinal, são muitas as putas que usam diariamente essas plataformas para conhecer seus lumis e suas experiências, pelo menos pelo que muitas delas comentam nos fóruns, são totalmente satisfatórias.

Claro: você também deve avaliar até que ponto todos os sites de contato são igualmente confiáveis. E é que nem todos eles aplicam os mesmos controles que aplicamos no GirlsBCN ao decidir quais anúncios são publicados e quais não são. Não é o mesmo para o anunciante ter total liberdade ao publicar seu anúncio em um determinado site do que ter que passar por um filtro de controle pessoal. Sem esse filtro de controle, a entrega de anúncios falsos é muito mais provável. A falta de tal filtro permite, por exemplo, que um anunciante publique perfis diferentes no mesmo diretório de anúncios. Ou que ela poste fotos não reais, fotos que não são dela. Em muitos casos, aqueles que o fazem o fazem para atrair mais clientes. É por isso que colocam fotos de outras garotas mais bonitas ou sexy do que elas. Em alguns outros, no entanto, esses anúncios falsos são, como vimos acima, a isca para atrair potenciais vítimas de sextorção.

A existência de um controlo pessoal dos anúncios revela-se, portanto, como algo essencial não só para dar qualidade a um site e distingui-lo dos que concorrem neste sector, mas também para garantir a segurança dos seus utilizadores, para que possam contato com qualquer garota anunciada nele sabendo que a garota com quem ele vai namorar será aquela que aparece no anúncio e não outra e que sua aparência, de fato, não será fisicamente muito diferente daquela mostrada nas fotos.

Nesse sentido, a tarefa do profissional encarregado de controlar os anúncios a serem veiculados e as fotos que os contêm revela-se fundamental. Ele, como profissional, é o fiador daquela segurança que os clientes da prostituição esperam ao utilizar um site de contato erótico. Graças a ele, a possibilidade de ser vítima de chantagem ou extorsão sexual é muito menor.

Paixão por anúncios falsos