Literatura erótica: os livros mais famosos da história

Terça, 08 de fevereiro 2022

Para muitos, a literatura erótica nasceu com os romances que compõem a saga iniciada por 50 Tons de Cinza , a famosa obra do escritor britânico EL James. Todas essas pessoas estão erradas. A literatura de conteúdo erótico é quase tão antiga quanto o mundo e se não teve mais presença ao longo dos séculos foi pelo efeito que uma palavra devastadora teve sobre ela: a censura.

O erotismo, sempre ligado à nossa cultura, tem servido de tema e inspiração para a criação artística. Se olharmos para o passado, veremos muitas esculturas, pinturas e, claro, muitos livros eróticos .

Um dos exemplos mais antigos que podemos encontrar desse tipo de literatura é encontrado no Egito Antigo. Foi lá que foi escrito o chamado papiro erótico de Turim . Por que de Turim? Porque é no Museu Egípcio desta cidade italiana que este documento está exposto e preservado. O papiro de Turim não faz parte de um corpus histórico de romances eróticos (nenhuma história é contada nele), mas não podemos ignorá-lo nesta breve história, pois nos mostra, como se fosse um tratado, uma ampla gama de posições sexuais.

contos eróticos

Origens da literatura erótica

Muitos especialistas nesse tipo de literatura sustentam que sua origem deve ser buscada na Grécia Antiga. Foi lá, por volta de 400 aC, que Aristófanes, um dos mais famosos dramaturgos, escreveu Lisístrata .

Lisístrata é considerada a primeira obra em que o erotismo e, com ele, o sexo, influenciam diretamente no desenvolvimento da trama. Do que se trata este? Como as mulheres atenienses, lideradas por Lisístrata, decidem fazer uma "greve sexual" e privar seus maridos de sua ração rotineira de sexo. O que eles querem com isso? Acelerando o fim de uma guerra que já havia durado demais e estava causando grande sofrimento à população.

Ao lado de Aristófenes, o poeta satírico Sotades é outro dos autores cujo nome não deve ser esquecido quando falamos de autores de livros eróticos na Grécia. Os versos obscenos de Sótades foram muito famosos no seu tempo e até lhe custaram a prisão.

Entre tudo o que foi escrito por Sótades, merece destaque Os Diálogos das Cortesãs . Este livro passou a ser considerado pornografia pura em sua época. Nessa leitura erótica , o termo lesbianismo apareceu pela primeira vez. Sótades já o introduziu nele para se referir à homossexualidade feminina.

Os romanos, culturalmente tão semelhantes aos gregos, também deixaram vários títulos para a história da literatura erótica. Autores como Catulo, Marcial, Plauto ou Juvenal deixaram para amanhã algum outro fragmento ou obra notável. A eles podemos acrescentar os chamados priapeanos, alguns poemas intensamente eróticos (para não dizer obscenos) dedicados ao deus Príapo.

O Asno de Ouro , de Apuleio; A Arte de Amar , de Ovídio e O Satyricon, de Petrônio; São três obras que podem ser consideradas típicas da literatura erótica.

Não é possível falar desse gênero na Antiguidade sem nos referirmos aos países orientais e, também, aos que fizeram parte do Islã. Na China, por exemplo, podemos encontrar manuais educativos sobre a prática sexual. Na Índia, por outro lado, o Kama Sutra se destaca acima de tudo. Este livro erótico é famoso em todo o mundo. Há muitas pessoas que pensam que é um manual de posições eróticas, mas é muito mais: é um compêndio completo especializado nas artes do amor que reúne um bom punhado de técnicas e conselhos.

Por outro lado, nos países que fizeram parte da cultura muçulmana encontramos três títulos capitais: o Ananga Ranga , O Jardim Perfumado e As Mil e Uma Noites .

Origem literatura erótica

Romances eróticos da Idade Média e Moderna

Já mencionamos anteriormente a importância da censura na evolução desse tipo de literatura. Há um momento histórico em que a influência desse fator se torna capital: a Idade Média. Durante o tempo que durou, a Igreja fez do sexo um pecado e condenou o erotismo às catacumbas.

O erotismo era pouco visível nas obras do que se convencionou chamar de "amor cortês" e refletiu-se de forma muito tímida em obras como as de Chrétien de Troyes ou a Divina Comédia de Dante .

Seria o Renascimento que trouxe um renascimento da literatura erótica. Para isso, Bocaccio teve que chegar e escrever seu Decameron . A irreverência de alguns dos contos eróticos nele escritos fez com que esta obra fosse banida em muitos países. Alguns séculos depois, já no século XX, em países como a Inglaterra ou os Estados Unidos, foi ordenada sua destruição.

Se existe um país que, na Idade Moderna, se tornou produtor e consumidor de literatura erótica, esse país é a França. Autores como Margarita de Navarra, Antoine de la Sale, Rabelais ou Pierre de Ronsard, por exemplo, deram um impulso especial a esse tipo de literatura.

Também lhe foi dado por Pierre de Brantôme. Este autor fala em suas obras de cunilíngua, práticas lésbicas e certas formas de sadomasoquismo. Muitos autores viram na obra deste escritor aquele que seria o autor de alguns dos romances eróticos mais famosos de toda a história: o Marquês de Sade.

Ao sempre escandaloso e sempre libertino e irreverente Marquês de Sade deve ser atribuída a autoria de obras-primas da literatura erótica como 120 dias de Sodoma ou Justine .

A Inglaterra, para não ser superada pela França, também incubava seus próprios autores de obras desse tipo. John Cleland, com seu romance Fanny Hill , seria uma de suas contribuições imortais. Não surpreendentemente, a obra mencionada é um dos romances eróticos mais famosos da história.

O peso da moralidade hipócrita inglesa vitoriana fez com que muitas obras circulassem clandestinamente de mão em mão. Para se proteger, muitos autores renunciaram ao direito de assinar suas obras e circularam anonimamente. De todos os nomes dos autores dessas pequenas obras, James Berttram e George Cannon chegaram até nós.

romance erótico

Livros eróticos nos séculos XIX e XX

O século XIX é o século por excelência do romantismo. Entre a grande produção literária publicada em todo o mundo (e principalmente no continente europeu) não poderiam faltar livros eróticos românticos . Como dissemos no início do artigo, EL James não inventou esse tipo de narrativa.

Entre os livros publicados no século XIX, vale destacar La Venus de las pieles . Seu autor, Leopold von Sacher-Masoch, está na origem do termo "masoquismo". O BDSM , como nas obras de Sade , está presente em todo o romance. Assim é a escravidão , a escravidão, a submissão e até a surra. Este romance, no entanto, nunca deixa de ser uma história romântica porque é também a história de um amor apaixonado.

Já no século 20, podemos encontrar várias obras-primas da literatura erótica de todos os tempos. Entre eles podemos destacar os seguintes:

  • Amante de Lady Chatterley , de DHLawrence.
  • A História do Olho , de Georges Bataille .
  • História de O , de Pauline Réage.
  • Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio , de Henry Miller .
  • Delta de Vênus e Diários , de Anaïs Nin.

Nos últimos anos, também merece destaque a publicação da obra epistolar A Paixão de Mademoiselle S , de autor desconhecido.

Falar de literatura erótica no século XXI é falar de um gênero efervescente. Há muitos autores que se lançaram a escrever romances sobre este assunto. Melissa Paranello, por exemplo, com sua obra The Hundred Blows é uma delas. Valérie Tasso, com seu Diário de uma Ninfomaníaca , outro.

O amante da narrativa erótica, portanto, está com sorte. O material que você tem à sua disposição é muito. Você pode até obtê-lo online. Basta clicar em livros eróticos em PDF no mecanismo de busca para acessar muitos deles. Aqueles que nomeamos aqui estão, sem dúvida, entre os essenciais do gênero.

livros eróticos